Últimas
Produtor da notícia

Líderes mundiais felicitaram José Eduardo dos Santos pela vitória

07 de Setembro de 2012, 08:38

A reeleição de José Eduardo dos Santos como Presidente da República de Angola é saudada em mensagens de felicitações vindas de vários países do mundo, de Cabo Verde à Venezuela.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, felicitou José Eduardo dos Santos pela sua vitória eleitoral nas eleições gerais de 31 de Agosto, que deram uma nova maioria qualificada ao MPLA. Augurando votos de sucessos ao Chefe de Estado eleito e considerando esta vitória “histórica”, José Maria Neves escreve, numa mensagem enviada a José Eduardo dos Santos, ser com “enorme prazer e satisfação” que lhe transmite “calorosas felicitações”.

“Tenho a honra de, em nome do Governo da República de Cabo Verde e em meu nome próprio, lhe transmitir as nossas mais vivas e calorosas felicitações, extensíveis igualmente ao partido vitorioso que Vossa Excelência lidera, o MPLA”, refere a mensagem.

O chefe do Executivo cabo-verdiano elogia também “a maturidade e a forma serena como a grande Nação angolana participou nas eleições gerais de 31 de Agosto”.

José Maria Neves é igualmente o líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), que mantém relações históricas com o MPLA.

Na sua mensagem, José Maria Neves reafirma a sua vontade e o empenho pessoal de “continuar a aprofundar e fortalecer as relações políticas, de amizade e de cooperação, em prol dos interesses dos dois países” e expressa ainda ao Presidente José Eduardo dos Santos “a inteira disponibilidade” do seu Governo para, conjuntamente e em convergência com Angola, “prosseguirmos na via da intensificação da concertação político-diplomática a favor da paz, da segurança e do desenvolvimento, com especial enfoque na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na União Africana (UA)”.

O presidente do MLSTP/PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata), Jorge Amado, felicitou também José Eduardo dos Santos e o MPLA pela vitória nas eleições gerais de 31 de Agosto.

O presidente do MLSTP/PSD, em nome dos dirigentes e militantes do partido, considera que a vitória do MPLA nas eleições gerais foi expressiva e envia ao Presidente José Eduardo dos Santos e aos angolanos as felicitações pela “escolha acertada”.

Continuidade do crescimento

“Estamos firmemente convencidos de que a renovação da confiança democrática no MPLA, representa um novo ciclo de esperança para o povo angolano. Esperança numa política de continuidade do crescimento económico, de reconstrução nacional, de melhoria das condições sociais do povo angolano e construção de uma sociedade cada vez mais justa e próspera e de um mundo melhor e mais justo”, lê-se na mensagem.

O MPLSTP/PSD reafirma, por isso, o seu firme desejo de prosseguir acções que visem o reforço e consolidação das relações de irmandade e de solidariedade que ligam os dois partidos, na certeza de que o diálogo e a concertação permanentes conduzirão à interpretação e concretização dos anseios dos respectivos povos. O Presidente da República de Itália, Georgio Napolitano, felicitou, também em mensagem, o Presidente José Eduardo dos Santos, pela vitória. O estadista italiano augura êxitos ao homólogo angolano, no desempenho das altas funções e recorda que a Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer Angola, como um país livre e soberano, em 1976, envidando, desde então, esforços para consolidar os vínculos de amizade e de colaboração que ligam os dois países. O Presidente da República Italiana Georgio Napolitano “deseja, com sinceridade, que o renovado mandato aprofunde as relações entre os dois países, bem como a colaboração existente no quadro da União Europeia” e exprime votos de futuro próspero para o povo angolano.

A República Bolivariana da Venezuela felicitou, igualmente, ontem, o Estado angolano pela forma “transparente e o alto grau de civismo e respeito institucional” como foram realizadas as eleições .

As felicitações constam de uma nota verbal endereçada ao Ministério das Relações Exteriores, onde a República da Venezuela reafirma a vontade de continuar a aprofundar as relações de amizade e cooperação com Angola.

Banca de jornais

Rádios Online
Angola vai a votos
Saiba onde votar