Últimas
Produtor da notícia

"Processo eleitoral em Angola decorreu em atmosfera pacífica" - Catherine Ashton

05 de Setembro de 2012, 08:36

O porta-voz da alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e vice-presidente da Comissão, Catherine Ashton, emitiu ontem uma declaração na qual realça a “atmosfera pacífica em que decorreu o processo eleitoral” em Angola.

“Enquanto se aguarda o anúncio dos resultados finais, tomamos nota da forma eficiente e da atmosfera pacífica em que decorreu o processo eleitoral. O povo angolano demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com a paz e com a democracia multipartidária, num momento importante para o desenvolvimento do país, dez anos depois de a paz ter sido alcançada”, refere a declaração.

Na declaração, o porta-voz de Catherine Ashton afirma que, na sequência do convite das autoridades angolanas, a União Europeia enviou uma missão de especialistas eleitorais para Angola e apoiou a formação de observadores eleitorais das organizações da sociedade civil. “Apreciamos que eventuais contestações dos resultados eleitorais sejam tratadas pelas vias legais adequadas”, sublinha.

Na declaração, a União Europeia reafirma ser um forte parceiro de Angola e que a relação foi recentemente fortalecida com a assinatura do “Caminho Conjunto Angola-União Europeia”, que tem por objectivo aprofundar as relações entre Angola e a União Europeia através do reforço do diálogo político e da cooperação bilateral.

Banca de jornais

Rádios Online
Angola vai a votos
Saiba onde votar